quarta-feira, 20 de outubro de 2010

O joio e o trigo

   A melhor maneira de comparar dois pilotos é dando o mesmo equipamento para ambos e medir seus desempenhos. Apesar de haver diferenças entre estilos de pilotagem e adaptação ao carro, é de se esperar que hajam resultados similares entre companheiros de equipe.

   Essa semana surgiram boatos sobre troca de pilotos na Williams para 2011. Sai Hulkemberg e entra o venezuelano Maldonado. Alguns trovejaram que a pontuação dele é bem inferior à de Barrichello, mas deve-se levar em consideração que é seu primeiro ano na F1 e o brasileiro tem mais de 300 GPs na carreira. No caso da Williams essa mudança, se é que acontecerá mesmo, terá motivo financeiro, já que Maldonado traz os petrodólares-bolivarianos da PDVSA.

   Faltando apenas 3 corridas para o final da temporada, podemos fazer uma comparação entre pilotos da mesma equipe:

   Hispania - Na segunda metade do campeonato o companheiro de Bruno Senna foi Yamamoto, mas esse não conta, pois só está correndo pelo dinheiro. Um bom comparativo para Bruno é seu desempenho quando corria tendo Chandok como parceiro.
   Nos treinos Senna foi bem melhor que Chandok, pois largou sete vezes na frente, contra duas do indiano. Durante as corridas Chandok deu o troco e terminou sete na frente de Bruno. Podemos dizer que um é mais rápido e o outro mais consistente.

  Treinos:
  Senna 7 x 2 Chandok
  Corridas:
  Senna 2 x 7 Chandok

  Virgin - Timo Glock fez valer sua experiência nos treinos, dando uma goleada sobre Di Grassi. Já nas corridas as coisas se equiparam. Por ser o ano de estréia de Lucas, era de se esperar um domínio maior do alemão, mas Di Grassi peitou o cara, principalmente por causa de ótimas largadas.

  Treinos:
  Glock 13 x 3 Di Grassi
  Corridas:
  Glock 9 x 7 Di Grassi

   Lotus - Jarno Trulli é um aposentado que vem engando os patrões há 3 temporadas. Os últimos resultados na Toyota foram medíocres, mas ele conseguiu uma vaguinha na Lotus e continua ganhando seu dinheirinho. Pelo comparativo com Kovalainen, já devia ter pendurado a sapatilha. E olha que o finlandês não é lá grande coisa. Um sangue novo viria bem para 2011, mas parece que a dupla continuará empregada.
  
  Treinos:
  Kovalainen 8 x 8 Trulli
  Corridas:
  Kovalainen 11 x 5 Trulli
  
   Toro Rosso - A filial da Red Bull não mostrou nenhuma qualidade nesse ano, muito menos seus pilotos. Alguersuari e Buemi são farinha do mesmo saco. A matriz já mostrou interesse em vender sua equipe menor. Aos interessados, os pilotos vão de graça.

   Pontos:
   Buemi 8 x 3 Alguersuari

   Sauber - Enquanto correram juntos, Kobayashi fez 21 pontos, contra somente 6 de Pedro de la Rosa. O espanhol, com 500 anos de Formula 1, levou um banho do kamikase e pegou o boné após o GP da Itália. Para 2011 teremos o mexicano Perez estreando na Sauber e Kobayashi será o primeiro piloto. Uma grande e merecida ascenção social do japonês.

   Pontos:
   Kobayashi 21 x 6 De la Rosa

   Force India - Vitantonio Liuzzi foi chamado para substitui Fisichella em 2009 e esquentou o cockpit indiano durante esse ano. Levou uma surra de Adrian Sutil, esse sim, um ótimo piloto. A equipe ainda não confirmou a dupla para 2011, mas não há grandes movimentações para os lados do Ganges. Sutil merece uma equipe maior e Liuzzi um descanso bem longo.
  
   Pontos:
   Sutil 47 x 13 Liuzzi    

   Renault - A maior diferença entre primeiros e segundos pilotos acontece na Renault. Kubica foi soberano sobre Petrov. O russo teve poucos lampejos durante a temporada, mas os petrorublos deverão garantir seu lugar para 2011.

   Pontos:
   Kubica 114 x 19 Petrov

   Williams - No seu ano de debut, Nico Hulkemberg teve o azar de pegar um Rubinho inspirado. O campeão da GP2 começou dizendo que lutaria para ser primeiro piloto, mas os resultados ficaram bem abaixo do planejado. Pode perder sua vaga para alguém mais endinheirado.

   Pontos:
   Barrichello 41 x 17 Hulkemberg

   Mercedes -  No começo do ano Ross Brawn disse que Rosberg teria obrigação de ser mais rápido que Schumacher. Pois bem, Nico cumpriu com folgas sua obrigação. Schumacher jogou a culpa no projeto do carro e nos pneus, rezando por dias melhores.

   Pontos:
   Rosberg 122 x 54 Schumacher

   Ferrari - Entre as três grandes, é a que tem a maior diferença de pontos entre seus pilotos. Alonso adaptou-se muito rapidamente à Ferrari. Para Massa, só resta ser escudeiro do espanhol e torcer para 2011 chegar logo.
  
   Pontos:
   Alonso 206 x 128 Massa

   McLaren - Os ingleses são os últimos campeões do mundo e tiveram belo desempenho nas primeiras corridas. A partir da segunda metade do campeonato caiu o rendimento de Button e Hamilton cometeu erros consecutivos. São craques, quase empatados nos pontos.
  
   Pontos:
   Button 189 x 192 Hamilton

   Red Bull - Toda atenção da equipe sempre foi para Sebastian Vettel, o golden-boy dos energéticos. O que ninguém esperava é que Mark Webber tivesse seu canto do cisne justamente nessa temporada. Vettel falhou grotescamente em algumas corridas e Webber foi comendo pelas beiradas. O alemão será campeão do mundo sim, mas não nesse ano.
  
   Pontos:
   Webber 220 x 206 Vettel

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